NESA – Núcleo de Educação e Sustentabilidade Socioambiental

Dispositivo Legal-Institucional

O Núcleo de Educação e Sustentabilidade Socioambiental do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA, criado pela Portaria n. 055/2018, de 31 de janeiro de 2018 da AESVISA – validada pelo CONSUP, destina-se ao desenvolvimento de ações que gerem conhecimentos e proteção ao meio ambiente e é disciplinado por este Regimento Interno.

Objetivo Geral

O Núcleo de Educação e Sustentabilidade Socioambiental da UNIVISA, doravante NESA/ UNIVISA, apresenta caráter multi e transdisciplinar, que tem como objetivo geral proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão, de natureza socioambiental, desenvolvidas pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do NESA além de outros compatíveis com sua natureza e finalidade, os seguintes:

• proporcionar a formulação de políticas e o estabelecimento de estratégias em sua área de atuação, submetendo-as aos órgãos colegiados internos;
  • incentivar e desenvolver, em caráter complementar, projetos interdisciplinares de pesquisa em instância intra ou interinstitucional, reunindo graduandos e docentes interessados em temas relacionados à problemática do Meio Ambiente;
  • sugerir intercâmbios e parcerias com instituições e órgãos públicos e/ou privados para o desenvolvimento de políticas e ações sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade em instâncias local, regional ou nacional.
  • formar e captar, de maneira multidisciplinar, recursos humanos que possibilitem o desenvolvimento da habilidade científica para o ensino, pesquisa e extensão com ênfase na compreensão do meio ambiente de modo integrado;
  • oferecer cursos, palestras e eventos na área com enfoque ambiental;
  • festimular e difundir a produção técnico-científica resultante de estudos realizados sobre questões ambientais;
  • promover a divulgação das atividades do NESA e dos eventos sob sua coordenação, bem como a propagação das temáticas de informações relativas ao Meio Ambiente.

Visando a cumprir seu objetivo geral e seus objetivos específicos, o NESA deverá cumprir a política de ensino, de pesquisa e de extensão na forma prevista no Estatuto e no Regimento Geral do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA, segundo as diretrizes dos projetos pedagógicos de sua subunidade acadêmica, por meio de uma programação anual estabelecida pelo Plano Anual de Atividades FAINTVISA (PAAF) e supervisionada pelas Diretorias Acadêmica e Geral.

Prof.º Dr.º Danilo Cavalcanti

E-mail: danillocavalcanti@hotmail.com