Petróleo e Gás

Duração: 3 anos  Tipo de formação: Tecnólogo  Valor da mensalidade: R$ 238,00*

O Curso Superior de Tecnólogo em Petróleo e Gás das Faculdades Integradas da Vitoria de Santo Antão tem como objetivo formar profissionais com potencial para atuar nas etapas do processo produtivo de petróleo e gás, bem como formar profissionais capazes de interagir com outras áreas de conhecimentos, estudos organizacionais, projetos gerenciais e pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética e, principalmente, voltadas para a transformação social e o desenvolvimento regional. Para tanto, o curso será ministrado no turno noturno, com duração mínima de 6 (seis) semestres ou 3 (três) anos, com carga horária total de 2.400 horas, incluindo os conteúdos curriculares, Projetos Integradores e Atividades Complementares.

Além disso, para uma melhor preparação profissional do aluno, o curso conta com instalações modernas e laboratórios específicos e com toda a estrutura de apoio oferecida pela FAINTVISA: biblioteca com amplo acervo, laboratórios de diversas áreas, que propiciam ao aluno um ambiente acadêmico adequado a uma formação sólida. Para um melhor entendimento das atividades previstas para o Curso Superior de Tecnólogo em Petróleo e Gás.

O Curso Superior de Tecnólogo em Petróleo e Gás das Faculdades Integradas da Vitoria de Santo Antão, atendendo ao que prescreve a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, CNE/CP Nr. 3, de 18 dezembro de 2002, publicada no DOU em 23/12/2002 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologias, assim como o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, desenvolvido e atualizado pelo Ministério da Educação, possui os seguintes objetivos:

Objetivo Geral

Formar tecnólogos com potencial para atuar nas etapas do processo produtivo de petróleo e gás, tais como prospecção, exploração, produção, refino, logística e gerenciamento.

Objetivos Específicos

• Formar profissionais capazes de interagir com outras áreas do conhecimento, estudos organizacionais, projetos gerenciais e pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética, principalmente, voltados para a transformação social e o desenvolvimento regional.
  • Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, pessoas, ambientes, problemas, tecnologias, políticas, para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes segmentos do setor.
  • Favorecer o conhecimento do funcionamento da cadeia produtiva do setor de exploração, produção e distribuição de gás natural e petróleo.
  • Incentivar a prática científica e de responsabilidade socioambiental.
  • Desenvolver a visão empreendedora, visando o melhor gerenciamento do setor de produção e distribuição de petróleo e gás natural, respeitando o homem e o meio ambiente.
  • Favorecer o domínio dos conteúdos fundamentais da prática administrativa, para uma visão crítica das organizações, da sociedade e da profissão, diagnosticando situações e problemas e corrigindo distorções.

Márcio Santana de Carvalho,
Engenheiro civil, atua profissionalmente na área de Gerenciamento e Economia da Construção.

Concluiu o mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998. Em 1999, concluiu especialização em Gestão e Controle Ambiental. No período de 2007 a 2012, cursou, mas não concluiu, o doutorado em Engenharia de Produção na UFPE. É Técnico de Inspeção de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1991, e se encontra presidindo o sindicato da categoria desde 2011. Atuou como consultor do SENAI junto a empresas construtoras entre os anos de 2000 e 2004.

Desde 2012, é professor do curso superior de Engenharia Civil do IFPE. Nessa instituição, foi professor do curso técnico de edificações entre os anos de 2002 e 2004. Em 2015, assumiu a coordenação e a responsabilidade pela implantação do curso superior de Engenharia Civil da FAINTVISA. Nessa mesma instituição, entre 2010 e 2014, foi titular das disciplinas da área de produção do curso superior de Administração de Empresas. Publicou 18 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 capítulos de livros publicados. Recebeu 2 prêmios por suas pesquisas, sendo um deles nacional (1994) e outro estadual (RS). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: construção civil, planejamento e controle da produção, sistema de informação, produtividade, obras públicas, controle externo, programação de recursos, qualidade, tomada de decisão e canteiro de obras. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0214351148138546>

E-mail: engcivil@faintvisa.com.br

Telefone:  (81) 3523.1020

Ramal: 279

VALOR INTEGRALATÉ O 5º DIA ÚTIL
R$ 317,63R$ 238,00

*Valores das mensalidades válidas para pagamentos efetuados até o 5º dia útil de cada mês.

1° Período

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone (obrigatório)