Maria Aparecida da Silva Rufino
E-Mail: aparecidarufino@hotmail.com
Sábados (Manhã e Tarde das 8h às 16h) Distribuídos da seguinte forma: 12 meses para ministração das disciplinas teórico-práticas. 04 meses para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso
O presente curso tem como meta à difusão do conhecimento Matemático construído diante trocas de informações que propiciem aos participantes estruturar suas competências e habilidades com características reflexivas, criativas e criticas. Para embasar esta construção buscou-se o apoio teórico educacional da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (apud Moreira, 2000), conjuntamente com a teoria da aprendizagem significativa subversiva (Moreira, 2000). A mencionada meta acima, portanto, tem o propósito de enfocar procedimentos para a direção da aprendizagem que culminará com a construção de materiais que sejam potencialmente significativos para o Ensino de Matemática.
Público-Alvo: O curso é destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior e/ou a profissionais de áreas afins que lidem de algum modo com o Ensino de Matemática.
Pré-Requisitos: Profissionais graduados em instituições de ensino superior reconhecida pelo MEC
Documentos Necessários: Clique aqui para baixar
ESTRUTURA CURRICULAR | C/H |
---|---|
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS | 30 |
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 30 |
TÓPICOS DE GEOMETRIA ESPACIAL | 30 |
TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA | 15 |
ÁLGEBRA | 30 |
TÓPICOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | 30 |
INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA | 30 |
COMBINATÓRIA | 30 |
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA | 30 |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | 30 |
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 45 |