NÚCLEO DE PESQUISA DA FAINTVISA ABRE SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM PARCERIA COM A UFPE | FAINTVISA

NÚCLEO DE PESQUISA DA FAINTVISA ABRE SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM PARCERIA COM A UFPE

Além do período de experiência em laboratório, estagiário (a) terá chance de publicar artigo científico ao final do projeto

O Núcleo de Pesquisa (NUPEQ) da FAINTVISA está com inscrições abertas até o dia 25 de abril para uma vaga de estágio voluntário no projeto de “Avaliação e otimização da técnica de pré-tratamento em resíduos de biomassa lignocelulósica e do processo fermentativo destinado à produção de álcool celulósico”, a ser executado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Libanio, o (a) estagiário (a) iniciará as atividades no mês de maio, no Laboratório de Biomassa, pertencente ao Departamento de Energia Nuclear da UFPE, em Recife. O estágio voluntário será realizado por dois dias da semana e, de acordo com o orientador, o estagiário executará atividades rotineiras de laboratório e terá como vantagem a publicação de um artigo científico ao final do projeto. Também conforme o professor, a iniciativa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem o prazo de execução avaliado em quatro meses.

A vaga é restrita aos alunos da FAINTVISA e será preenchida por candidato (a) com o seguinte perfil:

• Estudante a partir do 2° Período dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição e Engenharia Civil;
  • Ter um conhecimento básico em inglês (leitura e interpretação de artigos científicos).

Os interessados em se inscrever terão até às 23h59 do dia 25 de abril (quarta-feira) para enviar um e-mail via nupeq@faintvisa.com.br, com o título “ESTÁGIO FAINTVISA/UFPE” e descrever no corpo da mensagem: NOME, MATRÍCULA, CURSO, PERÍODO e LINK DO CURRÍCULO LATTES. Em um prazo de até 12 horas, o aluno receberá uma confirmação do NUPEQ sobre sua participação no processo seletivo.

Após a formalização da inscrição, a seleção ainda consta com a realização de uma entrevista e uma prova teórica, aplicada no NUPEQ, no dia 26 de abril (os assuntos a serem estudados estão disponíveis para download abaixo), das 14h às 16h.

A divulgação do (a) selecionado (a) está prevista para o dia 27 de abril no site da FAINTVISA, na página do NUPEQ.

Demais informações devem ser encaminhadas via e-mail para o nupeq@faintvisa.com.br, ou demandadas presencialmente no NUPEQ.

OS TEXTOS A SEREM ESTUDADOS PELOS CANDIDATOS ANTES DA PROVA PODEM SER BAIXADOS A SEGUIR:

• Texto 1: Agroenergia da biomassa residual: perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais;
  • Texto 2: Second-generation ethanol from sugarcane and sweet sorghum bagasses using the yeast Dekkera bruxellensis;
  • Texto 3: Recycling the liquid fraction of alkaline hydrogen peroxide in the pretreatment of corn stover;
  • Texto 4: Alkaline hydrogen peroxide pretreatment for its use in an on-farm bioprocessing facility.

Escreva seus pensamentos