NEDHU – Núcleo de Educação em Direitos Humanos

O Núcleo de Educação em Direitos Humanos da FAINTVISA visa a realização de práticas educativas fundamentadas na promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos, contribuindo com a formação de profissionais compromissados com a garantia de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O NEDHU pretende atuar de forma multidisciplinar, priorizando o princípio de integralidade através do diálogo com os diversos campos do conhecimento científico, integrando transversalidade e disciplinaridade nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

Pretende analisar estratégias seletivas de controle social baseadas na ampliação do discurso punitivo e nas práticas criminalizadoras que passaram a ser uma referência nas relações políticas contemporâneas, além de analisar criticamente as políticas de segurança em especial na cidade da Vitória de Santo Antão e cidades circunvizinhas num contexto do Estado Democrático de Direito.

O NEDHU representa um diálogo multidisciplinar entre os diversos campos do conhecimento científico, distribuído nas diversas academias na IES, enquadrando-se na área das Ciências Humanas e na subárea Direito Constitucional- Especialidade: Direitos Humanos. Possui três áreas de pesquisa:

  • Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos;
  • Direitos Humanos, Cultura: Teorias e políticas da igualdade e da diversidade;
  • Direitos da Criança, Adolescentes e Jovens;
  • Implementação, avaliação e monitoramento das Políticas Públicas.