LaBECom – Laboratório de Genética de Populações & Biologia Evolutiva Computacional

O LABORATÓRIO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES & BIOLOGIA EVOLUTIVA COMPUTACIONAL é um laboratório de pesquisas ligado ao Núcleo de Pesquisa (NUPEQ) das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Foi fundado em 2018 com suporte financeiro da AESVISA e por demanda do Grupo de pesquisas moleculares e bioinformática de fungos de interesse industrial das FAINTVISA (FAINTGEN)

Localizado no campus da FAINTVISA, o laboratório desenvolve pesquisas em Biologia Evolutiva com DATASETS provindos de DATABANKS mundiais e/ou obtidos em colaboração com outros Centros e Pesquisadores. Os trabalhos se resumem à discussão de temas da genética de populações clássica, da aplicação da didática em evolução e da filogenia molecular, analise de variância molecular e filogeografia.

O LABORATÓRIO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES & BIOLOGIA EVOLUTIVA COMPUTACIONAL foi fundado em 2018 pelo Prof. Dr. Pierre Teodósio Felix com apoio do Núcleo de Pesquisa da FAINTVISA.  A infraestrutura de pesquisa foi inicialmente montada e tem sido atualizada com recursos financeiros próprios provindos de projetos de pesquisa vinculados ao Grupo de pesquisas moleculares e bioinformática de fungos de interesse industrial das FAINTVISA (FAINTGEN).

Em sua concepção inicial, o laboratório buscou otimizar o uso de computadores visando otimizar o processamento de dados genômicos e atualmente, a infraestrutura de hardware do laboratório está sendo atualizada permitindo um incremento significativo na capacidade de processamento de dados.

Ainda em 2018 o laboratório passou a ocupar um novo espaço, ampliado sua capacidade de receber estudantes e de desenvolver novas pesquisas.

  1. Biologia Computacional

Desde 2015, com a criação do Grupo de pesquisas moleculares e bioinformática de fungos de interesse industrial das FAINTVISA (FAINTGEN), tem-se buscado o treinamento dos alunos no uso de softwares de bioinformática voltados as necessidades das pesquisas institucionais. Neste contexto, a linha de pesquisa em biologia computacional tem como meta o treinamento nas interfaces de anotação e meta-busca para facilitar o acesso integrado a base de dados referência de ácidos nucleicos. Em função do carácter educativo e interdisciplinar desta área, os projetos desenvolvidos nesta linha tem participação de estudantes de graduação e Pós-graduação e de pesquisadores das áreas biológicas, computacionais e de matemática, incentivando-se a permanente colaboração entre estas áreas.

  1. Genética de Populações Clássica

Esta linha de pesquisa é direcionada a discussão dos aspectos teóricos da Genética de Populações. Os temas clássicos da evolução biológica são discutidos à luz de modelos matemáticos de forma a auxiliar o entendimento dos algoritmos utilizados nos diversos softwares de Filogenia e de Análise de variância molecular.

  1. Filogenia e Genética de Populações de insetos vetores de doenças tropicais.

O objetivo desta linha é o estudo da variabilidade genética de insetos vetores de doenças tropicais usando marcadores ligados a resistência a larvicidas e demais agentes químicos utilizados no controle populacional, já que a resistência a estes agentes representa uma das maiores limitações em programas de controle populacional.

  1. ANÁLISE GENÉTICO-POPULACIONAL DE SEQUÊNCIAS DO GENE DO CITOCROMO P450 (CYP450) IMPLICADO NA RESISTÊNCIA NATURAL A AGENTES FARMOCOQUÍMICOS EM Aedes aegypti(ENCERRADO –  2015-2016)
  2. PRODUÇÃO, EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS A PARTIR DE COGUMELOS COMESTÍVEIS E MEDICINAIS.  (ENCERRADO – 2015-2016)
  3. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS ISOLADAS A PARTIR DE UMA ASSOCIAÇÃO LIQUÊNICA COMERCIAL MYCOALGAE PLUS® E DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MULTIALGORITIMICA PARA AVALIAÇÃO DE SEUS NÍVEIS DE DIVERGÊNCIA GENÉTICA.  (ENCERRADO – 2015-2016)
  4. ABORDAGEM MULTIALGORÍTIMICA UTILIZANDO O GENE (NS5) EM ESTUDOS DE VARIÂNCIA MOLECULAR (AMOVA) E ESTRUTURAÇÃO GENÉTICA EM SEQUENCIAS DOS VÍRUS ZIKA (ZIKV), CHIKUNGUNYA (CHIV) E DENGUE (DENV) ORIUNDAS DA POLINÉSIA FRANCESA, BRASIL E CONTINENTE AFRICANO.  (ENCERRADO – 2016-2017)
  5. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E NÍVEIS DE DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS ISOLADAS A PARTIR DE UMA LINHAGEM DE Pleurotus ostreatus FNPO03  (ENCERRADO – 2016-2017)
  6. ANÁLISE FILOGENÉTICA DO GENE TP53 EM HUMANOS E SEU USO EM BIOSSENSORES PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA (ENCERRADO -2017-2018)
  • VII CONIC-CONEX FAITVISA. ABORDAGEM MULTIALGORÍTIMICA UTILIZANDO O GENE (NS5) EM ESTUDOS DE VARIÂNCIA MOLECULAR (AMOVA) E ESTRUTURAÇÃO GENÉTICA EM SEQUENCIAS DOS VÍRUS ZIKA (ZIKV), CHIKUNGUNYA (CHIV) E DENGUE (DENV) ORIUNDAS DA POLINÉSIA FRANCESA, BRASIL E CONTINENTE AFRICANO. 2017. (Congresso).
  • VI CONIC-CONEX FAINTVISA. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E NÍVEIS DE DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS ISOLADAS A PARTIR DE UMA LINHAGEM DE Pleurotus ostreatus FNPO03. 2016. (Congresso).
  • VI CONIC-CONEX FAINTVISA. ANÁLISES DE VARIÂNCIA MOLECULAR E ABORDAGENS FILOGEOGRÁFICAS ENTRE E DENTRO DE POPULAÇÕES DE Aedes aegypti EMPREGANDO COMO MARCADOR O GENE CYP450. 2016. (Congresso).
  • VI CONIC-CONEX FAINTVISA. ANÁLISES FILOGENÉTICAS DO GENE CITOCROMO P450 (CYP450) EM QUATRO POPULAÇÕES DE Aedes aegypti. 2016. (Congresso).
  • V CONIC/CONEX FAINTVISA. ANÁLISE ADAPTATIVA DA LEVEDURA DEKKERA BRUXELLENSIS NA PRODUÇÃO DE ETANOL.. 2015. (Congresso).
  • V CONIC/CONEX FAINTVISA. INTERPRETAÇÕES FILOGEOGRÁFICAS E AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DIVERSIDADE MOLECULAR ENTRE POPULAÇÕES DE AEDES AEGYPIT USANDO COMO MARCADOR O GENE CYP450. 2015. (Congresso).
  • V CONIC/CONEX FAINTVISA. ANÁLISE GENÉTICO-POPULACIONAL DO GENE DO CITOCROMO P450 (CYP450) IMPLICADO NA RESISTENCIA NATURAL A AGENTES FARMOCOQUÍMICOS EM AEDES AEGYPTI. 2015. (Congresso).

INICIAÇÃO CIENTIFICA

  • THAIS MEIRE VIDAL DO NASCIMENTO SANTOS. Criação de uma Plataforma Multialgorítimica para Estudos de Evolução Paralela entre os Gêneros Dekkera e Saccharomyces visando o entendimento de suas Estratégias Metabólicas (Produção-Acúmulo-Consumo). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências) – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Associação de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão. Orientador: Pierre Teodosio Felix.
  • JÉSSICA MARIA DA SILVA. Criação de uma Plataforma Multialgorítimica para Estudos de Evolução Paralela entre os Gêneros Dekkera e Saccharomyces visando o entendimento de suas Estratégias Metabólicas (Produção-Acúmulo-Consumo). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências) – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Associação de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão. Orientador: Pierre Teodosio Felix.
  • CARLOS ALBERTO MENDONÇA PEREIRA. ANÁLISE GENÉTICO-POPULACIONAL DE SEQUÊNCIAS DO GENE DO CITOCROMO P450 (CYP450) IMPLICADO NA RESISTENCIA NATURAL A AGENTES FARMOCOQUÍMICOS EM Aedes aegypti. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, NUCLEO DE PESQUISA FAINTVISA. Orientador: Pierre Teodosio Felix.
  • FLAVIA VIVIANE FERREIRA DE MACENA. ANÁLISE GENÉTICO-POPULACIONAL DE SEQUÊNCIAS DO GENE DO CITOCROMO P450 (CYP450) IMPLICADO NA RESISTENCIA NATURAL A AGENTES FARMOCOQUÍMICOS EM Aedes aegypti. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, NUCLEO DE PESQUISA FAINTVISA. Orientador: Pierre Teodosio Felix.
  • ANDRIELLY KEDMA DE LIMA MEDEIROS. Produção, Extração E Purificação De Enzimas Fibrinolíticas A Partir De Cogumelos comestíveis E Medicinais.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, NUCLEO DE PESQUISA FAINTVISA. Orientador: Pierre Teodosio Felix.

OBRIGADO PELO SEU INTERESSE NO LABORATÓRIO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES & BIOLOGIA EVOLUTIVA COMPUTACIONAL

(LaBECom)

 ESTAMOS LOCALIZADOS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

AESVISA

LABORATÓRIO DE BIOINFORMÁTICA
R WALTER DE BARROS , 71
CAMPUS UNIVERSITÁRIO FAINTVISA – BLOCO A
BAIRRO DO CAJÁ
CEP: 55.610-050
VITORIA DE SANTO ANTAO – PE
Fone: +55 81 3523-1020
E-mail: pierre.felix@hotmail.com