IV SEMINÁRIO DE SAÚDE AMBIENTAL TEM NOVA DATA E NOVOS DEBATEDORES CONFIRMADOS | FAINTVISA

IV SEMINÁRIO DE SAÚDE AMBIENTAL TEM NOVA DATA E NOVOS DEBATEDORES CONFIRMADOS

Objetivo do evento é discutir a relação entre o meio ambiente e o processo saúde-doença da sociedade

No atual contexto de discussões sobre os efeitos do uso dos agrotóxicos nos trabalhadores rurais e nos consumidores, bem como a crescente flexibilidade na sua comercialização, os alunos do 5º período de Enfermagem das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), matriculados na disciplina de Ecologia e Saúde Ambiental, sob a orientação do Prof. Esp. Marcos Jonathan, promovem o IV Seminário de Saúde Ambiental, com o tema “Vigilância dos Agrotóxicos – uma visão multidisciplinar do cuidado”.

O Seminário será realizado no dia 16 de junho, das 8h às 13h, no Auditório Professor José Aragão, na FAINTVISA, e tem como público-alvo alunos de graduação da área de saúde de Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais interessados no tema, que envolve agricultura, segurança alimentar, meio ambiente e saúde.

O objetivo do evento é levantar críticas e questionamentos sobre a situação atual da exposição aos agrotóxicos, além de discutir a relação entre o meio ambiente e o processo saúde-doença da sociedade.

O Seminário será em formato de mesa redonda e contará com a participação de três palestrantes:

• Pedro Albuquerque

Graduação em Medicina veterinária e Licenciatura em Ciências Agrárias – UFRPE

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva – FIOCRUZ

Mestre em Saúde Pública – FIOCRUZ

Doutorando em Saúde Pública – FIOCRUZ

Técnico de Atenção à Saúde do trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

• Marília Gino

Graduação em Enfermagem – UPE

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva – FIOCRUZ

Apoiadora institucional de vigilância em saúde – II GERES/SES

• Caroline Belisa

Nutricionista – UFPE

Integrante do grupo de pesquisa “Nutrição e agroecologia”

As inscrições serão realizadas pelo link https://goo.gl/forms/9ivol8CRLfOallpD3 e também no dia do evento, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível e um item de higiene pessoal (que serão doados a uma instituição a ser escolhida), entregues no momento do credenciamento. Os participantes terão direito a certificado digital, com carga horária de 5h/a.

A participação dos alunos da disciplina é imprescindível, pois a produção do relatório individual da participação no evento contribuirá para compor a nota da I Unidade.

Escreva seus pensamentos