IV SEMINÁRIO DE SAÚDE AMBIENTAL ABORDA O TEMA “VIGILÂNCIA DOS AGROTÓXICOS – UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR DO CUIDADO”

Objetivo do evento é discutir a relação entre o meio ambiente e o processo saúde-doença da sociedade

No atual contexto de discussões sobre os efeitos do uso dos agrotóxicos nos trabalhadores rurais e nos consumidores, bem como a crescente flexibilidade na sua comercialização, os alunos do 5º período de Enfermagem das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), matriculados na disciplina de Ecologia e Saúde Ambiental, sob a orientação do Prof. Esp. Marcos Jonathan, promovem o IV Seminário de Saúde Ambiental, com o tema “Vigilância dos Agrotóxicos – uma visão multidisciplinar do cuidado”.

O Seminário será realizado no dia 26 de maio, das 8h às 13h, no Auditório Professor José Aragão, na FAINTVISA e tem como público-alvo alunos de graduação da área de saúde de Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais interessados no tema, que envolve agricultura, segurança alimentar, meio ambiente e saúde.

O objetivo do evento é levantar críticas e questionamentos sobre a situação atual da exposição aos agrotóxicos, além de discutir a relação entre o meio ambiente e o processo saúde-doença da sociedade.

O Seminário será em formato de mesa redonda e contará com a participação de três palestrantes, que debaterão os seguintes conteúdos:

• Palestrante 1: Vigilância da população exposta por agrotóxicos no estado de Pernambuco;
• Palestrante 2: A atuação multidisciplinar na atenção à saúde do trabalhador rural exposto aos agrotóxicos;
• Palestrante 3: Como escolher frutas e verduras livres de agrotóxicos?

As inscrições serão realizadas pelo link https://goo.gl/forms/9ivol8CRLfOallpD3 e também no dia do evento, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível e um item de higiene pessoal (que serão doados a uma instituição a ser escolhida), entregues no momento do credenciamento. Os participantes terão direito a certificado digital, com carga horária de 5h/a.

A participação dos alunos da disciplina é imprescindível, pois a produção do relatório individual da participação no evento contribuirá para compor a nota da I Unidade da disciplina.

Escreva seus pensamentos