O Curso de Letras da FAINTVISA enfatiza a investigação linguístico-literária na formação de professores como base para uma atuação profissional consciente. O conhecimento científico norteia o estudo das línguas numa perspectiva interacional, histórica, variável e estruturada pelas comunidades de falantes, buscando formas de viabilizar as diversas manifestações de nosso povo considerando, inclusive, a imensa diversidade existente em nossa região e em nosso país.
As diversas formas de usos das linguagens e suas transposições didático-pedagógicas constituem objetos de tratamento dentro do Curso de Letras / FAINTVISA. Através deles, o corpo discente se ocupa, de maneira geral, dos diferentes aspectos da linguagem, que vão da gramática de uma língua – sua história, sua estrutura e sua reflexão, até a expressão cultural e artística de um povo e de seus diferentes grupos sociais, que é a literatura produzida e consumida por ele. É esse somatório de aspectos que se consubstanciam, por exemplo, na análise de um poema, com seus variados elementos técnicos, históricos, psicológicos, ou a descrição de uma forma intricada, sintática, que revela o modo de estruturar uma língua em uma determinada época e por um determinado povo.
Esses são alguns referenciais que tornam a habilitação em Português, dentro do Curso, diversificada e atrativa. O estudo da Habilitação em Língua Inglesa tem um caráter integrador com vistas aos estudos interculturais e sua interface com os falantes da língua materna, por meio da análise linguística comparativa e a partir daí é possível traçar paralelos entre suas semelhanças e diferenças, tendo sempre como foco a formação integral do discente visando ao processo de ensino-aprendizagem da educação básica (níveis fundamental e médio). Esses aspectos demonstram uma visão ampla das atividades intelectuais do homem, uma vez que a língua e a literatura estão interligadas a outras ciências humanas.
O Curso de Letras / FAINTVISA oferece, assim, dupla habilitação. O discente, ao concluir este curso, sairá habilitado para lecionar tanto Língua Portuguesa e suas Literaturas quanto Língua Inglesa e suas Literaturas.
Objetivo Geral
Trabalhar a formação de profissionais para a docência, competentes intercultural e socialmente, capazes de lidar, de forma criativa, com as linguagens e suas multiformalidades, nos contextos das modalidades linguísticas oralidade e escrita, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, tendo sempre por base as línguas e as literaturas em seu estudo formal, buscando o exercício efetivo do fazer pedagógico;
Propiciar ao profissional domínio do uso das línguas, objeto de estudo (Português/Inglês), contempladas pelo seu Desenho Curricular, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
Refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias como meios e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
Formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativos aos conhecimentos literários, bem como àqueles referentes aos processos educacionais de ensino-aprendizagem, visto que se trabalha, prioritariamente, com formação de professores;
Proporcionar ao aprendiz/egresso em Letras a formação docente crítica e consciente, capaz de promover necessárias mudanças com vistas à otimização do processo ensino-aprendizagem, sem perder de vista a realidade específica da região.
Assim, o Curso de Licenciatura Plena em Letras da FAINTVISA forma professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio (Educação Básica) nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (e seus desdobramentos), de Língua Inglesa (e seus desdobramentos), de Literaturas (Brasileira, Portuguesa e Estrangeira – Inglesa, Latina e Norte-Americana).
Gilberlande Pereira V. dos Santos,
Mestra em Linguística pela UFPE – 2002, com pesquisas nas áreas de Gêneros Textuais; Análise do Discurso; Linguagem e Sociedade. Atua como Coordenadora do Curso de Letras da FAINTVISA; Coordenadora Geral de Graduação e Professora da graduação e da pós-graduação em Letras, Educação e áreas afins. é Autora e coautora dos livros: Nove passos para o trabalho de conclusão de curso (2008); Elos Educacionais e Culturais, vol. 02 (org.) (2007); Itinerário Lírico do Carnaval de Pernambuco (2006); Gramática para cursos e concursos (1999). Editora da Revista Científica de Estudos Integradas da FAINTVISA – ATHOS, biênio 2011/2012. é membro da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN e Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB.
SECRETÁRIA:
E-mail: secretarialetras@faintvisa.com.br
Ramal: 278
Josivânia Alves Magalhães Rolim – secretária do curso de licenciatura Plena em Bilogia da FAINTVISA, possui curso técnico em administração pelo Governo do Estado de Pernambuco, graduada em Pedagogia pela Faculdades Intregadas da Vitória de Santo Antão -PE (FAINTVISA)
Rafaella da Silva Moura – secretária das licenciaturas da FAINTVISA, possui o 2º grau completo e curso técnico em administração pelo SENAC
CORPO DOCENTE | TITULAÇÃO MÁXIMA |
---|---|
ANNA KATARINA BARBOSA DA SILVA | MESTRE (DOUTORANDA) |
BENEVANDO FARIAS MAGALHÃES | ESPECIALISTA |
CLARISSA LOUREIRO MARINHO BARBOSA | DOUTORA |
CÍNTHYA TAVARES DE ALMEIDA ALBUQUERQUE | MESTRA (DOUTORANDA) |
FABIANA TAVARES DOS SANTOS SILVA | ESPECIALISTA (MESTRANDA) |
GILBERLANDE PEREIRA DOS SANTOS | MESTRA |
MARCOS SOARES DO NASCIMENTO | MESTRE |
MARCOS ALEXANDRE DE MORAIS CUNHA | DOUTOR |
MARIA JOSÉ PEREIRA GOMES | MESTRA |
NEUZA MARIA PONTES DE MENDONÇA | MESTRA |
SEVERINO JOSÉ DE ASSIS | ESPECIALISTA (DOUTORANDO) |
SEVERINO MARCOS DE OLIVEIRA CARNEIRO | ESPECIALISTA |
VERÔNICA CAVALCANTI DE ARAÚJO CAMPOS | MESTRA (DOUTORANDA) |
WESLER CAVALCANTI SILVÉRIO DA ROCHA | ESPECIALISTA (DOUTORANDO) |
LUCIANO DA FONSECA LINS | DOUTOR |
VALOR INTEGRAL | ATÉ O 5º DIA ÚTIL |
---|---|
R$ 499,95 | R$ 375,00 |
1º ao 8° Período |
|
---|---|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO | 60h |
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO | 60h |
2° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
CULTURA BRASILEIRA | 20h |
5° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
LITERATURA INFANTO- JUVENIL | 20h |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 20h |
6° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS | 20h |
CULTURA INGLESA E NORTE-AMERICANA | 20h |
7° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
TÓPICOS AVANÇADOS EM GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20h |
8° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
LITERATURA PERNAMBUCANA | 20h |
ORALIDADE E ESCRITA | 20h |
1° Período |
|
---|---|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 60h |
LÍNGUA LATINA I | 60h |
LÍNGUA INGLESA I | 60h |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 300h |
2° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS | 60h |
LÍNGUA LATINA II | 60h |
LÍNGUA INGLESA II | 60h |
LINGUÍSTICA I | 60h |
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 300h |
3° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60h |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60h |
LÍNGUA INGLESA III | 60h |
DIDÁTICA GERAL | 60h |
LINGUÍSTICA II | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 360h |
4° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
LÍNGUA INGLESA IV | 60h |
LINGUÍSTICA III | 60h |
TEORIA DA LITERATURA | 60h |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I – ENS. FUND. | 105h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 405h |
5° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II | 60h |
LÍNGUA INGLESA V | 60h |
LITERATURA BRASILEIRA I | 60h |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I | 105h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 345h |
6° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
LÍNGUA INGLESA VI | 60h |
LITERATURA BRASILEIRA II | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II | 95h |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 105h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 470h |
7° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
SEMÂNTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
LITERATURA INGLESA I | 60h |
LITERATURA BRASILEIRA III | 60h |
LITERATURA PORTUGUESA I | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II | 95h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 335h |
8° Período |
|
MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
ESTILÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
LITERATURA BRASILEIRA IV | 60h |
LITERATURA NORTE-AMERICANA | 30h |
LITERATURA INGLESA II | 30h |
LITERATURA PORTUGUESA II | 60h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 30h |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 210h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 480h |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200h |